quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Legendas de Maria

Se eu pudesse traduzir o que Maria Eduarda tem falado ultimamente (se ela falasse, claro!), eu teria algumas sugestões de frases, todas baseadas nos movimentos que ela vem fazendo.

- Mãe, aqui tá ficando apertado... Deixa eu sair logo?
- Mãe, você não se aquieta? Eu também me canso aqui dentro, sabia?
- Alô?? Tem alguém me ouvindo??
- Mãe, só de mal, eu vou fazer tudo bem direitinho e no tempo certo, me comportar e me preparar pra sair perfeitamente por parto natural só pra você criar coragem e deixar de medinho bobo.
- Cadê meu pai que eu só escuto a voz dele de noite? Quero mais beijinhos dele toda hora!
- Não aguento mais ter tanto soluço! Cadê o tal do algodãozinho na minha testa?
- Mãe, te senta!!

Hoje teve consulta. Duda já está encaixada e bem baixinha. A médica deu a entender que ela pode vir um pouco antes do previsto e me mandou deixar tudo pronto. Minha pressão está normalíssima, baixa até, e tenho me sentido muito bem apesar do peso. Estou doida pra saber quantos quilos ela já tem! Amanhã vou fazer ultrassom e conto pra vocês.

Minha alergia na barriga foi pro espaço como num passe de mágica. Minha dermato se garante! Bucho lindo e lisinho novamente!

Hoje também percebi que meus pés começaram a inchar um pouco, em especial, os tornozelos. E ontem à noite quase não consigo dormir com uma dor muito forte na barriga que não me deixava virar de lado. A impressão que me deu foi que a bonita ficou toda atravessada e nem ela mesma conseguia mudar de posição. Mas passou. Demorou, assustou, mas passou. Dormi a noite inteira.

Não, dormir não tem sido um problema como eu escuto de algumas mães, que comentam que nessas últimas semanas chegam a dormir sentada. Por enquanto, a única coisa que me tira o sono é a vontade de fazer xixi mesmo.

E a malinha dela está prontíssima. No quarto ainda falta lavar o enxoval e mandar pra lavanderia algumas coisas mais complexas que não dá pra lavar aqui. Se tudo der certo, semana que vem já não faltará mais nada, só ela mesmo.

E vamo que vamo porque essa vidinha medíocre está com os dias contados!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Retrospectiva

Entrando na reta final da gravidez, comecei a fazer uma retrospectiva desses últimos meses tão atípicos. Antes de tudo, quero deixar registrado o quanto foi (e ainda está sendo) incrível. Foram muitos mitos derrubados, medos relevados e opiniões modificadas. Realmente muda muita coisa, mas nada que me faça uma outra pessoa, como já ouvi por aí. Você melhora, amadurece, entende o que é mesmo importante nessa vida, dá mais valor às pessoas e pensa mais nelas.

Foi muito engraçado ver meu corpo mudando. E é porque ele nem mudou tanto quanto eu imaginei... O que foi ótimo, diga-se de passagem! Aprendi coisas bem bacanas sobre gestação e outras eu já sabia, pois tinha já visto a experiência das amigas. Mas o melhor foi me sentir uma abençoada por tudo ter corrido tão bem, tão perfeito e do jeitinho que eu queria. Não tive uma complicação sequer. Só felicidade e a sensação imensurável de estar viva. É como se eu estivesse viva em dobro.

Fico lembrando também de tudo que aconteceu de diferente, das comidas que enjoei e das que eu criei uma verdadeira devoção! Hehehehe... Lembrei esses dias o quanto eu comia Mentos nos primeiros meses. Por causa dos enjoos, eu ficava com um gosto ruim direto na boca e as únicas coisas que melhoravam era Mentos e Trident Sensações, aquele mais caro e mais forte com sabor de frutas. Meu céu da boca chegava a cortar de tanto Mentos que eu comia! Hehehe...

Passei os três primeiros meses sem aguentar ver arroz e pão integrais. Alface então, nem se fala! A comida pra mim tinha que ter muito molho e ser bem temperada. Lembro do tanto que eu evitava tomar Dramin, mas às vezes era impossível Eu tomava e saía de casa contando os minutos pra ele fazer logo efeito e o enjoo passar. Ficava quietinha, mexendo o mínimo possível pra cabeça não rodar ainda mais até tudo ficar bem. E ficava mesmo. Aí vinha aquela fome de leão e eu devorava tudo, de preferência com Guaraná! Outra coisinha milagrosa também, viu? Ajudava a passar as náuseas rapidinho.

Não tive nenhum desejo estranho, mas certas comidas me davam vontade só de ouvir alguém falando. E outras, só de ver ou pensar já me davam logo fome, como pipoca de isopor e azeitona. Na verdade, até hoje esse meu carinho por elas continua muito grande! São coisas que eu já gostava, mas não fazia nenhum pingo de questão, saca? Agora eu peço pro Breno comprar sempre que dá e meus olhinhos brilham só de ver! Também me apaixonei de vez por água de coco. O melhor é que faz muito bem pra mim e pra Maria. Pior se eu tivesse me apaixonado por Coca-cola. Já pensou?

Lembro muito também da luta pra encontrar uma roupa pra sair de casa! Eram peças e mais peças jogadas na cama... Nenhuma fazia eu me sentir bonita ou simplesmente não cabia mais e eu não me conformava. Breno sofreu, pois passava horas pronto me esperando e sabia que não podia reclamar. Ele via que realmente era difícil.

Uma das coisas que foi ótimo e eu não imaginei, foi o fato de eu ter andado bastante. Viajei muito e não abri mão das caminhadas, por mais longas que fossem. Fui pra Cancun, Orlando e pro Rio duas vezes. Pra mim, viagem tem que ser assim para conhecer de perto a cidade que você está visitando. E todas foram no tempo certo, quando eu ainda estava com pique e peso pra andar. Dizem que isso ajuda muito no parto normal. Mas isso é outro assunto.... ;)

Meninas que estão no comecinho da gravidez ou ainda pensam em um dia engravidar: não é um bicho de sete cabeças se você mantiver a tranquilidade e o otimismo. Minha dica é que vocês encarem essa fase como qualquer outra. É importante? Delicada? É, mas não precisa de terrorismo. Muito menos se entregar e achar que agora o mundo vai girar em torno de você. Ele não vai. É você que vai continuar seguindo da mesma forma e até mais segura e independente, pois uma vida está dependendo de você e você é quem tem que aprender a dar segurança pra ela. Segurança, confiança, amor, autocontrole, suporte, força e serenidade. Acredite: a melhor maneira de educar é dando o exemplo. E exemplo tem que ser dado desde cedo. Mostre pro seu filho, ainda na barriga, que somos nós quem comandamos nossas vidas e nossas escolhas, e cada uma delas deve ser tomada com consciência e sabedoria, sem enfiar os pés pelas mãos e sem impulsividades. E mostre que cada fase é uma fase, mas a vida segue, muda, renova e a gente só tem mesmo é que evoluir com ela e seguir em frente sem medo e mantendo as pessoas certas perto da gente, pois ninguém é de ferro e isso ele também precisa saber.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Oito meses

É oficial, meus amigos. Estou cansada. Olhem o tamanho da minha barriga lá embaixo! Não, não estou pesada. Estou cansada mesmo. Meus movimentos não sofreram nenhuma alteração de ritmo ou frequência. Tanto que dia desses me peguei descendo umas escadas super rápido e alguém me alertou pra eu ir devagar, pois podia cair. Só aí me toquei... O que eu sinto mesmo é só aquele cansaço e aquela preguiça de viver que tive no primeiro trimestre e que já prometia voltar neste último. Ah! E passar muito tempo em pé é uma desgraça. As pernas doem. Juro. Agora entendo porque grávidas têm prioridade nas filas...

Ainda não inchei. Acho que só vou inchar mesmo nos finalmentes. O rosto começou a mudar um pouco agora. Mas nada que uma boa maquiagem não me dê dignidade.

Maria Eduarda continua mexendo alucinadamente. Tenho certeza que ela não passa do dia 20 de setembro. Às vezes sinto umas mexidas e uma pressão forte e dolorida bem no pé da barriga. A sensação é de que a bolsa vai estourar e ela vai sair. Não consigo saber se ela já está encaixada. A previsão da médica era pra essa 34a semana. O que eu sei é que ela mexe cada vez mais pra baixo e estica cada vez mais a minha barriga, deixando de todos os formatos. Parece uma massinha de modelar.

A única coisa chata mesmo, além do cansaço previsível e normal, foi uma alergia na pele da barriga que apareceu de um mês pra cá e que coça demais! Está bem irritado na região, o que me deixou triste, pois não dá mais pra desfilar por aí com o bucho de fora. A azia deu uma melhorada, mas voltou com tudo nessa última semana. Haja magnésia!

Abaixar pra pegar algo ou fechar o sapato viraram tarefas quase impossíveis. Ô coisa chata é depender dos outros para fazer coisas simples assim....

E quanto ao peso... Tcharam! Cheguei aos tais 10 quilos. As pessoas continuam dizendo que nem parece e que só tenho barriga. Mas só eu sei as roupas que perdi e como é árdua a tarefa de se vestir sem parecer uma balofa. E peito que é bom, nada! Senti uma mísera diferença no tamanho dos meus. Tanto que continuo usando os mesmos sutiãs de antes. Que paia!

Fora tudo isso, a alegria de preparar a casa e o quartinho da bonita vem fazendo a diferença. Já comecei a lavar as coisas (fraldas, toalhas, cueiros, roupas, lençóis...) e isso só faz a ficha cair ainda mais. Também já comecei a colocar alguns detalhes de decoração no quarto que já deram pra visualizar bem como vai ficar. É, tá chegando mesmo...

34 semanas