segunda-feira, 31 de março de 2014

15 semanas

À medida que a barriga vai crescendo, a vida vai mudando. Dormir já não é algo fácil. Uma vez li que grávidas têm sonhos malucos. A princípio, pensei: o que é que tem a ver?? Mas é a mais pura verdade. Toda noite eu sonho e é sempre algo meio louco e no sense. Ou então é um pesadelo horrível daqueles que não te deixam pegar no sono de novo tão cedo. Fora que toda santa noite tenho que levantar pra fazer xixi, hábito que nunca tive antes de engravidar. O engraçado é que essa mania começou nas semanas antes de eu descobrir a gravidez. Já era um sinal. Também nesse mesmo período, sonhei duas vezes que estava grávida.

Pra piorar tudo, além de não dormir mais direito, tenho trabalhado feito uma condenada e me estressado como há muito tempo não me estressava. Sinto-me super mal, pois acho que a Duda deve sentir tudo que eu sinto. Então, não deve estar fácil pra ela também. Coitada.

Estou caminhando pros 4 meses e as roupas já estão sendo substituídas. Herdei vários vestidos da minha irmã que emagreceu pra caramba no último ano e peças de amigas que já tiverem filho. Difícil tem sido adaptá-las ao meu gosto, mas pela necessidade, a gente vai se acostumando. Já comprei calcinhas um pouco maiores e um sutiã também. Mas calma, eu não estou uma baleia. Na minha última consulta com a obstetra na quinta-feira (27), ela me deu os parabéns, pois não engordei nada. Fiquei toda besta, até porque li em uns sites especializados que normalmente a mulher já tem engordado de 2 a 4 quilos nesta mesma semana que eu estou. Deus é mais! Hahuahauha...

A médica também fez o primeiro exame clínico e mostrou que já dá pra sentir o útero apertando um pouquinho abaixo do umbigo. O Breno sentiu na hora. Eu só uns dias depois. É estranho, dá medo de apertar e dói um pouco. Ela também disse que o seios são perfeitos pra amamentar, sem necessidade nenhuma de preparação. Eba! A minha pressão ainda está baixinha, 10 por 6, e isso é excelente! A única coisa chata foi que ela disse que se até agora os enjoos não passaram, não passarão mais. Fiquei arrasada, mesmo sentindo que eles estão melhores. O que me consola é que minha mãe disse que com ela passava com 4 meses. Dedos cruzados!

Voltando às roupas, ontem tive que comprar uma calça jeans pra gestante. É, aquela mesmo com elástico na barriga! Sabia que elas não têm numeração, como as calças normais, tipo 36, 38, 40...? Pelo menos não na Renner. Lá tem uma linha específica para grávidas e as calças são só P, M e G. Tive que tentar adivinhar pelo olho mesmo pra levar ao provador. E acertei. Era a média e ficou ótima! É muito confortável. O elástico ainda está um pouquinho folgado, mas é só dobrar que é sucesso!

Preciso confessar que morro de medo de ficar como aquelas grávidas, toda inchada, andando quase morrendo pelos cantos. Tenho pensado isso ultimamente, mas me deu uma certa esperança quando soube que já podia ter engordado e continuo com o mesmo peso. A preocupação agora são as estrias. Comecei a sentir a barriga crescendo mais rígida, esticando mesmo a pele. Fazer um cambré (passo do ballet em que o tronco é voltado pra trás) se tornou impossível. Sinto como se repuxasse toda a barriga. E olha que a Duda ainda está lá embaixo do umbigo. Apesar do meu bucho ser redondinho, segundo a médica, a parte de cima é só vento!

Próxima semana, tiro uma nova foto pra vocês verem como estou. Mas espero que antes disso eu tenha saco e tempo pra escrever sobre os presentes que a bonita já ganhou. Sim, porque ela já completou uma gaveta inteirinha!

Beijos!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Primeiros sinais

Achei que demoraria bem mais para eu começar a sentir fisicamente a presença de minha filha na barriga. Pensei que só teria essa sensação nos primeiros chutes, lá pros 5 ou 6 meses. Mas que nada! Já é possível sentir que existe alguém aqui dentro. Não o tempo todo, claro. Mas esta semana percebi, em algumas posições, meio que um pesinho no pé da barriga. É como se tivesse uma bola de sinuca. Ela não mexe, mas se eu deitar de bruços, por exemplo, já dói. Deve ser a forma dela dizer: "Se ajeita, mamãe, que tá me apertando!" É engraçado sentir e não ver. A imaginação vai à loucura! Fico imaginando como ela deve estar posicionada, se mergulha, se dá cambalhota... Se realmente certas posições a deixam irritada. Hehehe...

Também tive o primeiro momento de loucura e insanidade da gravidez/maternidade. Fui buscar o laudo da ultrassom de translucência nucal e nele constam todos os dados do exame, como peso, medidas, volume, posição etc. Mesmo a médica tendo dito que tudo estava bem, fui lá checar número por número com meu amigo Google. Nele só encontrei medidas de TN em milímetros e no meu exame estava em centímetros: 0,20 cm. Os artigos que pareciam ter mais credibilidade diziam que uma TN normal deve ter no máximo 2,5 mm. Pronto. Foi o suficiente pra eu enlouquecer e esquecer as aulas de geometria do colégio e não saber mais como converter centímetros em milímetros. Eu não acreditava mais no meu conhecimento e comecei a entrar em pânico sozinha em casa. Pesquisei mais, cavei ainda mais na memória esquecida e empoeirada do Ensino Médio e nada cessava a minha dúvida. Até que precisei entrar em um site de conversão de medidas e colocar lá pra lembrar que 0,20 cm = 2 mm. Ridícula.

Mas tudo está bem no reino de Maria, meus companheiros. Ela, inclusive, já tem osso nasal, o que eu descobri que também é algo de extrema importância e um ótimo sinal. É, porque no meio dessa busca toda, eu acabei lendo mais e conheci histórias de outras mães e seus exames de TN. E nem todas eram tão felizes como a minha.

E a vida segue e a cada dia eu vou me sentindo mais sortuda/abençoada. E isso pra realista chata aqui de plantão é motivo de pulga atrás da orelha. Quando tudo está bem, começo a me questionar que horas alguma coisa chata vai acontecer. Pergunto-me se eu realmente mereço tudo isso e se tenho toda a gratidão que essa felicidade requer. Ridícula².

Parece mesmo que alguém lá em cima gosta de mim. Parece que fiz minha lição de casa e sou uma boa menina. Espero continuar fazendo por onde merecer essas alegrias todas. É estranho pensar assim, né? Mas é que a gente vê tanta desgraça nesse mundo que quando tudo dá certo e do jeito que a gente quer, dá logo um medo. E pensar que esse medo está só começando...

quarta-feira, 12 de março de 2014

Vida, vida, viiiiida....

E pensar que ainda virão emoções muito maiores por aí... Vimos Duda novamente, agora em forma de gente, com sexo, nome, cabeça, tronco e membros. E vida. Muita vida. Na ultrassom que fiz na última segunda-feira, vimos o quanto essa coisinha cresceu. Aquele carocinho minúsculo agora mexe as perninhas e coloca a mão na cabeça. Incrivelmente apaixonante!

Ela já tem cerca de 13cm e pesa 62g. O exame de translucência nucal deu todo normal e ela está seguindo o crescimento como manda o figurino. Ah! Parei de tomar o ácido fólico e comecei o polivitamínico indicado pela médica e que vou tomar até um mês após o parto.

O Breno soltou, sem querer, que era uma menina: "Olha a mão dela!" A médica se surpreendeu por já sabermos o sexo e aproveitou pra fuçar nas imagens e confirmar. Ela disse que se fosse dar um palpite pelo ultrassom, diria que é 90% de chance de ser uma moça. Ou seja: no doubt.

E depois de muita enrolação, começamos a bater a série de fotos da barriga. Confesso que antes não estava muito estimulada porque não via nada demais, porém, agora, não tem mais como disfarçar. Ela está aqui despontando sem dó nem piedade. Vamos manter essa sequência todos os meses até a bonita chegar.

Os enjoos começam a passar bem devagar e a coragem de viver eu ainda estou esperando ansiosa!

Não, ela não tem minha boca. É só o borrado da US.


Favor não reparar muito nas celulites laterais. Grata.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Finalmente, as 12 semanas

Nunca diga nunca até você engravidar. Eu, uma pessoa que sempre fez questão de se alimentar bem, evitou exagerar nas comidas gordurosas, enlatadas e nas frituras, peguei-me, numa semana dessas, jantando hamburguer três dias seguidos e achando a melhor coisa do mundo sem peso nenhum na consciência. É uma surpresa a cada dia. Eu, que também achei que fosse desejar sorvete de leite Ninho diariamente, ainda não senti a menor vontade nenhuma vezinha.

Estou completando 12 semanas sonhando com o momento que me disseram que os enjoos iam passar. Ontem mesmo tive um muito forte e no domingo de Carnaval rolou o segundo "passamento", como minha mãe chama. Acho que já entendi que não sou a Mulher Maravilha e agora tenho limites, mesmo não achando isso legal. Fui pro bloquinho de rua achando o máximo que estava bem pra pular e curtir. Porém, o sol quente, o calor e a "ruma de gente" ao redor fizeram minha vista escurecer, o mundo rodar e eu achar que ia cair. Péssimo. Fora que ficar muito tempo em pé não é mais a mesma coisa. Cansa duas vezes mais e os pés doem. E é porque nem tenho barrigão ainda. O jeito foi sentar na calçada, colocar a cabeça entre as pernas e comer uma pipoca bem salgada. Depois de melhor, o pedido dengoso pro marido: "Vamo embora?" Também tinha que ser logo antes que desse vontade de fazer xixi. Não ia nem a pau naquele banheiro químico. É. Estou velha. Mas tenho uma notícia boa: não vomitei nenhuma vez nesses três meses.

As calças jeans começaram a me deixar na mão. A minha preferida pra ir trabalhar agora tem que ficar desabotoada enquanto eu fico sentada. Pior é que a microbarriga já incomoda, mas ainda não é suficiente pra exibir por aí. Quem não sabe, acha que eu sou uma menina amarela do buchão, sem vergonha que não tem coragem de entrar na academia. Aí eu inventei de usar a calça de grávida que uma amiga emprestou e a bicha passa o dia caindo. Maravilha, não?

E eu continuo sendo atração. Agora a novidade é o povo perguntando "Como está a Maria Eduarda?" Como assim, colega? Dá vontade de responder: "Não muito bem. Ela tem me queixado que está muito molhado onde ela vive e que tem se sentido cada vez maior, o que não é bom, pois diz ela que o espaço lá vai diminuindo" Mas não, eu tenho que dizer "Vai bem", sem fazer a menor ideia do que eu mesma estou falando. E quando dizem: "Cuide bem dela!" A resposta que me vem é: "Ném! Cuidar por que? Eu tou pensando em lutar boxe e saltar de pára-quedas pra ela sentir uma adrenalinazinha..." E já me avisaram que quando a barriga estiver maior, as pessoas na rua, sem nem me conhecer, vão me alisar sem pedir permissão. Meu Deus, dê-me sabedoria e paciência pra eu não dizer "Isso não é lâmpada mágica, minha senhora. Não adianta esfregar que não vai sair nenhum gênio lhe concedendo três desejos".

Próxima semana faço uma nova ultrassom. Estou doida pra ver o quanto ela cresceu e realmente saber como ela está pra poder responder às pessoas com propriedade, e não com um sorriso amarelo. Também será feita a translucência nucal, exame para detectar se há algum tipo de doença cromossômica. Se Deus quiser, tudo vai dar certo. Aguarde cenas dos próximos capítulos....

No Carnaval, antes de ter o "passamento". E essas duas aí podem, sim, fazer o que quiserem com a minha barriga.